Método ABA
Na CLIAMA a intervenção direcionada às pessoas com Necessidades Educacionais Especiais, a prática em clínica, escolas e famílias, forma uma baliza de organização cotidiana, possibilitando aquisição e ganho funcional.
As rotinas, atividades e manejos são realizadas pelo método ABA. A maioria dos nossos Educandos, faz parte do Transtorno do Espectro Autista (TEA), contexto que afeta, em gradações diversas, áreas do desenvolvimento afeto cognitivo, aspectos de convívio e comunicação.
O trabalho realizado pela equipe multiprofissional, favorece a atuação colaborativa, a qual se estende às famílias e escolas. Em tal contexto contingências e fatores culturais são estimuladas por recursos visuais, táteis, auditivos, psicomotores, sensoriais e proprioceptivos. Assim sendo, tanto os reforçadores positivos quanto modelagem e também o encadeamento, tornam-se estratégias de manejo utilizadas de maneira sistemática e de forma gradual favorecendo que o cotidiano de cada Educando, seu grupo familiar, escolar e de convívio tornem-se produtor de sentido e funcionalidade.